[ anterior ] [ Resumo ] [ Nota de Copyright ] [ Conteúdo ]

Regras Básicas da Netiqueta para a Lista Debian-RS
Capítulo 5 Coisas que conforme a situação podem ser permitidas ou não


5.1 Envio de email duplicado: para a lista e para o remetente

Isto é uma prática comum e bem aceita. Porém alguns usuários podem se chatear com o fato de estarem recebendo dois emails com o mesmo conteúdo. No entanto, é fato que os emails particulares chegam mais rapidamente do que os enviados através da lista (por razões óbvias). Então, como regra geral, se a mensagem for importante, ou uma resposta a uma pergunta, o email duplicado é considerado útil. Caso contrário, seria mais respeitoso não enviar o email pessoal, enviando somente o email para a lista. Mas isso é muito controverso, e alguns usuários podem preferir receber ambas as cópias em qualquer caso, ou somente a cópia da lista em qualquer caso. Se isso acontecer, o usuário pode expressar seu desejo na mensagem.


5.2 Replicar o conteúdo do email original na resposta

Por causa da maneira como o email se propaga, isso é uma prática muito difundida. Porém é muito fácil que o sentido original da mensagem se perca ou que a linha de "assunto" não mais represente o assunto atualmente discutido. Quando isso acontecer, mude a linha de "assunto", de maneira que represente o tópico atualmente discutido, mantendo a linha antiga entre parênteses, da seguinte forma:

     	Assunto: Novo assunto (era: Re: Re: Assunto antigo)

Os novos leitores de email são capazes de organizar as mensagens sobre o mesmo tópico dessa maneira.

Além disso, remova partes das mensagens que não tiverem relevância para o assunto exposto. Uma prática comum nesses casos é adicionar a pseudo-tag <snip>, ou "(...)" para substituir o texto excluído.


5.3 Abreviaturas

As abreviaturas são ferramentas úteis para escrever mensagens rapidamente. Infelizmente, o uso indiscriminado de abreviaturas tem tornado o simples ato de ler uma mensagem algo mais sofrível do que seria necessário. Por isso, as abreviaturas abaixo listadas são permitidas:

No entanto, outras abreviaturas poderão ser aceitas. Para isso, um período de observação da lista para identificar as abreviaturas que estão sendo utilizadas com sucesso pode ser útil (veja: Observe a lista de discussão por algum tempo antes de postar suas mensagens, Seção 4.1).


5.4 Acentuação

Já vai longe o tempo em que a Internet era uma rede English-only. Hoje, globalizada, a Internet tem mecanismos para identificar e não reclamar dos caracteres acentuados. Para nós, que falamos Português, isso é ótimo.

Porém, muitos começaram sua vida na Internet no tempo em que os caracteres acentuados não eram bem aceitos. Nessa época, várias práticas surgiram para evitar confundir maçã com maca, e a mais utilizada é o acréscimo de uma letra h logo após a sílaba acentuada aguda ou gravemente, e de n logo após as sílabas nasais, nas palavras que poderiam causar confusão (dessa forma, café vira cafeh, você vira voceh e maçã vira macan).

Nessa lista, a "Regra Geral" é utilizar acentuação normalmente (atenção: somente em codificação iso-8859-1 ou unicode). Mas em respeito às pessoas que adquiriram esse hábito, somente as mensagens que se utilizam dessa técnica são permitidas, mas sem abusos. Outras técnicas de "acentuação sem acentos" são depreciadas.


[ anterior ] [ Resumo ] [ Nota de Copyright ] [ Conteúdo ]
Regras Básicas da Netiqueta para a Lista Debian-RS
19 setembro 2001
Pablo Lorenzzoni spectra@debian.org